Aprenda a fazer os melhores bolos caseiros que fidelizam os clientes!

CLIQUE AQUI!

Não se sabote: comece com o que você tem em casa

Comece com o que você tem: essa é a melhor recomendação para a iniciante na confeitaria.

Como já sabemos, existem milhares de opções de utensílios e equipamentos que podem transformar o seu trabalho artesanal com doces e bolos:

Espátulas, medidores, balança, panelas, fogão, batedeira, liquidificador, processador, bowl etc.

com quais utensílios e equipamentos começar na confeitaria em casa?

Mas, será necessário adquirir todos eles no início do empreendimento? Se este assunto te interessa, continue a leitura, que vamos esclarecer tudo a esse respeito.

Ao mesmo tempo, vamos te passar algumas dicas para não sabotar a sua confeitaria artesanal, evitando gastos desnecessários e que podem quebrar todo um orçamento.

Pensando nisso, aqui você vai entender melhor essa questão e descobrir os principais erros que podem estar presentes na sua rotina. Vamos lá!

Comece com o que você tem e controle-se nas compras

A princípio, um dos erros mais comuns entre os empreendedores é aquela empolgação com as compras.

De maneira geral, fazer compras é algo divertido e poderoso, que traz o sentimento de posse à tona, libera hormônios relacionados a felicidade e prazer no cérebro.

O resultado, é aquela sensação de euforia e entusiasmo, que termina com a soma total de quanto você vai pagar ou com a chegada das faturas no cartão.

Além disso, é um problema para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir.

Então, se você gastar tudo nas primeiras compras, pode acabar não tendo condições de suprir a produção dos seus doces para vender

Por exemplo, imagine que você tem R$ 300, vai em uma loja e gasta tudo com utensílios e ingredientes para 1 receita.

Você começa a fazer seus doces e as vendas iniciais são sempre das mesmas receitas.

O resultado é que falta dinheiro para reinvestir nos doces mais procurados e não tem outros ingredientes no estoque.

Então, qual a melhor maneira de começar na confeitaria quando se tem pouco dinheiro para investir?

Assim, a primeira dica é avaliar tudo o que você tem em casa e pode ser usado, como itens para organizar, assadeiras, potes para dividir, etc.

Porém, lembre-se sempre: o que é da sua confeitaria caseira não pode ser misturado com o que é de consumo pessoal/familiar.

Ou seja, separe o estoque pessoal do estoque profissional. Assim, facilita o crescimento e os lucros da sua confeitaria. Pois, o planejamento de confeitaria é indispensável.

Enfim, para começar o seu negócio, você não precisa investir muito. Basta somente, comprar o que for necessário para a sua primeira produção e depois vai reinvestindo de maneira inteligente.

E o que é indispensável para começar?

comece com o que você tem e não se sabote pensando que precisa comprar tudo logo no início do seu negócio de confeitaria artesanal

Se você ficou na dúvida do que precisa comprar para começar, o ideal é sempre questionar: o que realmente será usado ou o que já tenho e que serve para começar?

Por exemplo, para a produção de brigadeiros, você vai precisar de leite condensado, creme de leite, chocolate, granulado e forminhas.

É provável que você tenha uma panela em casa e uma espátula. Logo, comece com o que você tem ao invés de comprar novos. Desse modo, a primeira compra será puramente de ingredientes e embalagens.

Já para um bolo caseiro, você vai escolher os sabores que mais vendem na sua região e comprar apenas os ingredientes e embalagens. Mas também pode ser necessário comprar algumas formas, por exemplo, caso não tenha em casa.

Da mesma maneira, sempre faça um levantamento do que vai precisar e um do que já tem em casa.

Então compare os dois levantamentos, marque o que vc já tem e faça uma nova lista apenas com os itens que você terá que comprar obrigatoriamente.

Assim você visualiza as coisas que vai comprar com mais clareza e não gasta além do que necessário.

E na sequência, para te ajudar ainda mais, vamos mostrar quatro erros que não devem ser cometidos para o bem do seu empreendimento artesanal.

4 erros que podem impedir o seu sucesso na confeitaria

Por fim, separamos erros mais comuns no início das produções e que podem impedir o sucesso no mundo dos doces.

1# Ter muitas metas e nenhuma direção

Não é incomum que uma das regras mais comuns do negócio próprio seja definir uma meta, um objetivo.

O principal foco dessa ação é garantir que você tenha um direcionamento, evitando que se perca quando os lucros começarem.

Ao mesmo tempo, se você define muitas metas, acaba não sabendo qual direção seguir.

Imagine que você tem duas metas: comprar um forno e repor utensílios, como panelas, formas, espátulas etc.

Uma das verdades é que, ao ficar repondo, você troca tudo o que já tem por outros novos e acabará sempre sem dinheiro.

Logo, o forno pode continuar apenas no campo do sonho e, nunca se torna uma realidade.

Portanto, defina a sua meta principal (comprar o forno, por exemplo) e, as demais, só podem ser pensadas quando atingir a primeira.

2# Fugir dos problemas ou fingir que eles não existem

Alinhado com a ideia de comece com o que você tem, um hábito comum é tentar fugir dos problemas.

Logo, ao invés de tentar encontrar soluções e resolver de uma vez por todas um problema que apareceu nos seus negócios, algumas pessoas acabam deixando para depois.

O resultado é que o problema continua e, muitas vezes, fica ainda pior.

Na prática, não adianta tentar evitar ou esquecer os obstáculos, eles vão continuar existindo. Portanto, a recomendação é avaliar, definir o que pode ser feito, possibilidades e então tomar alguma iniciativa.

3# Comece com o que você tem: o erro do desalinhamento

O desalinhamento é um dos erros mais comuns, principalmente dos empreendedores iniciantes.

Geralmente, isso acontece decorrente da falta de visão da importância sobre a divisão entre vida pessoal e profissional.

Em termos simples, você não alinha todo o seu negócio com sentimentos, situações cotidianas, valores e comportamentos diários.

Por exemplo, se o seu foco é crescer profissionalmente, a sua vida pessoal precisa estar alinhada a isso, pensando nas economias, foco nos investimentos e evitar que uma área siga em direção contrária da outra.

Assim, é preciso ser coerente para ter ações, valores e organizar seu tempo e dedicação naquilo que realmente vale a pena e que vai levar você ao sucesso da sua confeitaria artesanal.

4# Começar duvidando que dará certo

A desesperança é marcada pelo sentimento de não acreditar, ter descrença que o seu trabalho com doces pode se transformar num negócio lucrativo.

Algumas pessoas iniciam um negócio de doces apenas para ganhar um “extrazinho”.

Na realidade, essas pessoas não têm sonhos, não conseguem definir ou fazer o que é necessário para atingir metas ou não se comprometem, nem seguem uma rotina de sucesso.

Logo, apenas se conformam com tudo ou simplesmente ficam à espera do “momento certo” acontecer.

A grande realidade é que o mundo é exatamente o que é, não vai mudar. Portanto, depende de você fazer as coisas realmente acontecerem, se esforçar e dar os passos necessários para levar o seu empreendimento ao sucesso.

Para eliminar a desesperança, é essencial começar a encarar esse sentimento, falar sobre ele e mudar a sua vida. Mas comece agora, não deixe para depois.

Além disso, vale lembrar que você não vai viver apenas para sua confeitaria. Assim, é preciso se organizar, cuidar da mente e do corpo: fazer atividades físicas, melhorar a alimentação, definir um propósito, se autoconhecer e fortalecer a sua autoestima.

Também é essencial trabalhar em todos os aspectos, impedindo que pessoas e situações tóxicas contaminem a sua vida.

Em alguns casos mais extremos, é necessário buscar ajuda profissional, incluindo médicos e psicoterapeutas. Nesse sentido, sempre faça o necessário para a sua saúde mental.

Comece com o que você tem e não se sabote, para montar a sua confeitaria artesanal, alcançar o sucesso e superar os obstáculos que vão surgir ao longo da jornada.

E aí, já decidiu por qual caminho vai começar na confeitaria: bolos vulcão, doces saudáveis, bolos caseiros, bolos no pote, geladinhos ou outros doces?

Se ainda não decidiu, sugiro outro conteúdo nosso para conhecer 12 tipos de doces para vender e ter muito sucesso na confeitaria.

Este conteúdo te ajudou? Então, fique de olho aqui na página e não perca nenhuma dica que vai tornar esse processo mais leve e divertido!

Sair da versão mobile